Controle de cargas
INTRODUÇÃO:
O objetivo principal da logística é o de “colocar o produto certo, na hora certa, no local certo e ao menor custo possível” (Ballou, 2003). Na verdade, apesar de ser um conceito genérico, reflete de forma clara a abrangência e o objetivo da logística empresarial.
O gerenciamento operacional da logística não diz respeito apenas à movimentação e à armazenagem de materiais e produtos acabados. As operações logísticas têm início com o carregamento inicial de um material ou componente por um fornecedor e terminam quando o produto fabricado ou processado é entregue ao cliente final. A partir da compra inicial de um material ou componente, o processo logístico agrega valor movimentando o estoque, quando e onde necessário. Se tudo correr bem, o material ganha valor em cada etapa de sua transformação até tornar-se estoque acabado.
Nessa linha da modernidade de hoje em dia, a evolução dos conceitos de logística está associada às práticas no uso da Tecnologia da Informação, e culminando na construção de poderosas ferramentas de gerenciamento de forma estratégica, principalmente, visualizando os cenários de padrão nacional e internacional.
O transporte de mercadorias e produtos, assim como de cargas pode ser realizado por meio de modais diferenciados e, ainda, por conjugação de mais de um destes. Importa, contudo, ressaltar que o planejamento correto e adequado da entrega representa o ponto altodo gerenciamento logístico.
Características das cargas por modal de transporte
O modal aéreo é rápido e adequado para mercadorias urgentes. É um meio de transporte considerado misto, já que pode transportar pessoas e cargas ao mesmo tempo.
O transporte ferroviário tem como característica principal o atendimento a longas distâncias e grandes quantidades de carga com menor custo de seguro e frete. Porém a flexibilidade no trajeto é limitada tornando-o mais demorado. O Brasil tem apenas a décima maior extensão em trilhos, um total aproximado