Estátistica
Este trabalho tem o propósito de avaliar a média de idade dos funcionários no setor de produção em uma empresa de reparos de navios, situada na Ilha da Conceição – Niterói-Rj. A empresa vem sofrendo diariamente com um volume considerável de atendimento em seu posto médico, com a maioria do atendimento por problemas de pressão alta e muito atestado médico, fazendo com o que o número de absenteísmo aumente e a produtividade caia.
Capitulo I
1. Questão de investigação
Em face disso, apresentaremos como questão a ser investigada se a questão idade é um das principais causas de tanto atendimento no posto médico.
2. Metodologia
1. Tipo de Estudo
Este estudo trata-se de “método indutivo explicativo de uma abordagem teórico analítico” porque pretende estabelecer a relação entre a média de idade dos funcionários de produção com os constantes atendimentos ao posto médico.
2. Universo de análise
O estudo foi realizado no Estaleiro NavShip Reparos Navais, responsável aproximadamente por 20% dos reparos estruturais e de acabamento dos navios vindos da Bacia de Campos.
3. População e Amostra
Dentro deste Estaleiro, o estudo se restringiu aos funcionários da disciplina de mecânica e tubulação, composta por uma população de 110 funcionários na produção e dividido nas disciplinas: Estrutura, Acessório de Casco, Elétrica, Mecânica e Tubulação. A amostra foi construída por 20 funcionários, selecionados de forma intencional para observar a influência da idade, pois estas disciplinas são as de serviços mais técnicos e ao mesmo tempo mais pesados e as que têm dado mais entrada no posto médico por problemas de pressão alta e atestados médicos.
4. Forma de Coleta dos dados
Os dados foram coletados através de um questionário feito com o chefe do posto médico do estaleiro. (Anexo 1).
5. Formas de tratamento dos dados
Os dados receberam tratamentos qualitativos e quantitativos, sendo