Auditoria
A auditoria de Contas a receber tem como objetivo determinar a existência da conta e representatividade contra os devedores duvidosos; verificar se é de propriedade da empresa; se foram utilizados os princípios da contabilidade; se estão corretamente classificadas nas demonstrações financeiras; apurar se os valores a receber declarados são realizáveis e apurar se as operações de vendas foram escrituradas durante o período.
7.1 Revisão do Controle interno
Para a auditoria, a existência do controle interno é fundamental, já que inclui controles que podem ser peculiares tanto à contabilidade como à administração. A revisão do controle interno tem a finalidade de determinar qual confiabilidade depositada pelo auditor no controle interno, e com isso, determinar quais os procedimentos que serão utilizados, o momento propício e qual a sua extensão.
Para se obter um controle interno adequado é necessário a segregação de funções, conciliação peridica, autorização para descontos por pessoas independentes, análise permanente das contas a receber atrasadas e o esforço para o recebimento, utilização de recebimento por via bancária e a confirmação dos devedores.
7.2 Procedimentos de Auditoria de Contas a Receber
São procedimentos utilizados para obtenção dos objetivos determinados e dependem da avaliação do controle interno e da materialidade envolvida.
Abaixo encontram-se alguns procedimentos utilizados pela auditoria do Contas a Receber:
* Exame Físico: contagem das duplicatas a receber e dos títulos a receber;
* Confirmação: das duplicadas e títulos a receber, adiantamentos concedidos e a funcionários;
* Documentos originais: exame documental das vendas realizadas, dos recebimentos das contas a receber, atas de assembleia e de reuniões e contratos;
* Cálculos: das somatórias das duplicatas a receber, calculo dos juros a receber, soma dos adiantamentos concedidos;
* Escrituração: exame da conta