Controle Biológico
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA
DISCIPLINA: Manejo de Doenças em Plantas
ACADÊMICAS: Juliana Welter, Mayara Schmoeller, Renata Bernardo da Silva
RELATÓRIO DE CONTROLE BIOLÓGICO
Introdução
O gênero Colletotrichum contém um número extremamente diversificado de fungos incluindo os patógenos de plantas. Espécies patogênicas são importantes em todo o mundo, causando perdas pré e pós-colheita de culturas. A doença pode ocorrer em folhas, caules e frutos de plantas hospedeiras (Sutton, 1992).
Em virtude dos danos causados pelos fungicidas sintéticos, tanto ao homem quanto ao ambiente, da possibilidade do surgimento de populações de fitopatógenos resistentes a tais produtos e da exigência cada vez maior do mercado por produtos agrícolas livres desses químicos, é de fundamental importância o direcionamento de pesquisas em torno de outros métodos de manejo, para que esses possam ser integrados em um programa de manejo de doenças de plantas em pré e pós-colheita. Nesse contexto, o controle biológico em produtos agrícolas restringe a aplicação abusiva de fungicidas, sendo um importante aliado ao meio ambiente e aos consumidores de tais produtos, uma vez que estes não possuem resíduos de defensivos agrícolas. (AZEVEDO et al, 2006)
Dentre os agentes que podem atuar como biocontroladores de doenças de plantas, destacam-se as leveduras. Essas podem atuar sobre os fitopatógenos através de antibiose, parasitismo ou pela competição por nutrientes. (BETTIOL, 1991)
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o diâmetro de Colletotrichumacutatum no controle biológico com Bacillusamyloliquefaciens, Trichodermaarzianun e Trichodermaviride como possíveis antagonistas.
Materiais e Métodos
Os fungos previamente isolados foram repicados em placas de Petri de 90x15mm com meio de cultura BDA para os Trichoderma spp., em meio YEPD para Bacillusamyloliquefaciens.
Foram realizados dois experimentos, o