controle biologico
Num ecossistema, o tamanho de uma população é determinado por uma série de fatores intrínsecos e extrínsecos a essa população. Os intrínsecos são inerentes a espécie destaca potencial biótico, taxa de reprodução, longetividade, habilidade de migrar, etc. Os extrínsecos conhecido como fatores ecológicos, que podem ser de natureza física (temperatura) e os de natureza biológica (competidores, parasitas). Com isso se caracteriza o chamado controle biológico, nada mais e do que regular o numero de indivíduos de uma população em ação coletivas dos fatores ecológicos de natureza física e biológica.
Dessa forma e controlada o aumento do numero de uma população, impedindo que se torne numericamente tão alta, e também não deixando fica muito baixa se tomando como e chamado nível ou posição de equilíbrio, e diz que a população está em equilíbrio natural.
Entre os fatores bióticos ocorrendo entre seres vivos de natureza desarmônicas (herbívora, predaçao, parasitismo) e muito importante para o equilíbrio de agroecosssistema, uma espécie ajuda a combater que uma outra espécie não cresça de forma desordenada. A esse fenômeno natural chamamos de controle Biológico.
Com a manipulação do agroecossistema, o homem freqüentemente entra em conflito com a natureza, pois aumentam o numero da produção de alimentos e fibras,. Com resultado a população de herbívoros, como insetos e ácaros se tornam tão alta que danificam as culturas, esses insetos se tornam praga.
Assim, o controle biológico reduz a população das pragas , mantendo se a baixo do nível que e capaz de causar prejuízo econômico. Pode se definir o controle biológico como regulação natural dos números dos indivíduos de uma espécie denominada praga através de hábitos de predação, parasitismo, antagonismo ou patogenia, conhecido como agentes de controle biológico, mantendo o numero de pragas mais baixo.