controle automático de processos industrias
Definido quando os procedimentos de controle automático foram aplicados para se tornar mais eficiente e seguro para manufatura de produtos, o termo controle automático de processo é um dos grandes responsáveis pelo progresso nos últimos anos da indústria.
A estabilidade é um dos fatores fundamentais que se deseja sempre obter, tanto estabilizar o máximo possível as variáveis. O termo atual controle automático de processo foi definido quando os procedimentos do controle automático foram aplicados para tornar mais eficiente e seguro a manufatura de produtos.
O controle automático de processo é em grande parte responsável pelo progresso que vem acontecendo nas últimas décadas na indústria. O principal objetivo é conseguir que uma variável dinâmica se mantenha constante em um valor específico. Basicamente, as estratégias de controle instaladas nas indústrias se dividem em duas: Controle realimentado (feedback) e controle antecipatório (feedforward). É possível também a combinação das duas estratégias de controle para resolver problemas de estabilidade do controle. O controle realimentado é a técnica dominante usada no controle de processos.
O valor da variável controlada é medido com um sensor, e é comparado com o valor desejado (setpoint).A diferença entre o setpoint e a variável controlada é conhecida como erro ou desvio. A saída do controlador é determinada em função deste erro, e é usada para ajustar a variável manipulada. Uma variedade de funções de erro surge, e a seleção de uma variável do processo mais adequada para ser eleita como variável manipulada é determinada pelas características do processo, por fatores econômicos e também de produção.
Sistema em Malha Aberta
Quanto à estrutura, um sistema de controle pode ser de Malha Aberta , no qual a entrada define o comportamento do controlador, cérebro do sistema, e este responde agindo no ambiente, sem verificar depois se o nível da grandeza física corresponde de fato à entrada; não há sensor para