CONTROLE 1 HSPG
Departamento de História
História Social e Política Geral – Turma D
Isabella de Sá Félix – 140144331
Controle de leitura I
De acordo com o capítulo 3 de Hobsbawm, Era das Revoluções, destaque as principais características da Revolução Francesa.
A Revolução Francesa, considerada a revolução de seu período, foi ocasionada por insatisfações populares que abrangiam o campo social, econômico e político. Podemos citar entre as causas sociais o fardo carregado pelo Terceiro Estado, composto pela classe trabalhadores, que consistia na sustentação do clero e da nobreza por meio de impostos considerados abusivos. A má distruibuição e investimento da renda gerada é uma das causas econômicas. Toda crise política se apoia em uma crise econômica, então, naturalmente, essa má distribuição aliada aos impostos excessivos gerou uma revolta popular contra o ordem política vigente.
O início da Revolução se dá por meio da Assembleia Constituinte que pretendia criar uma constituição para o Terceiro Estado. Durante o período da Assembleia ocorreu a Queda da Bastilha. Esse evento teve um efeito simbólico muito forte e abalou de vez as estruturas de um Estado já enfraquecido pelos problemas que já vinham se agravando. Mesmo com a aprovação de documentos que finalmente visam o bem estar do Terceiro Estado, a sede por liberdade se torna um sentimento generalizado e as reivindicações não cessam. Assim ocorre a Assembleia Legislativa para tratar de outras demandas populares.
Obviamente houve resitência da ordem política vigente nesse período, liderada por Luís XVI, a contrarrevolução aparece para conter a Revolução popular. Nesse período de muita desordem surge a Conveção Nacional para estabelecer regras que começam a se mostrar necessárias. Com dois comitês criados e o fim da Convenção estabelecido, se instaura o Diretório. Esse é o período em que a alta burguesia acaba por se desvencilhar das camadas mais populares que foram seus aliados na Revolução, e busca