Dst microbiologia
É uma inflamação da vagina caracterizada por corrimento,odor,irritação e prurido.A causa da vaginite pode não ser determinada adequadamente,somente com bases nos sintomas ou exame físico.Para um diagnóstico correto,alguns testes de laboratórios devem ser realizados,incluindo avaliação microscópica do fluido vaginal.
Vaginite é causada por infecção, que causa desconforto e sofrimento e algumas infecções estão associados às doenças mais graves.
Infecção vaginal mais comum incluem: vaginose bacteriana,tricomoníase e a infecção vaginal por leveduras,algumas infecções vaginais são transmitidas através de contato sexual,mas outras não são,depende do agente causal.Em meninas,a presença de ovos de Enterobius vermicularis (oxiúrus) causa irritação e prurido na região perivaginal.
1.1 VAGINOSE BACTERIANA (VB):
É a causa mais comum dos sintomas de vaginite entre as mulheres sexualmente ativas.
No passado denominada de vaginite não específica ou vaginite associada á Gardnerella, a vaginose bacteriana está associada com atividade sexual.
Principais bactérias envolvidas: Gardnerella vaginalis, Mycoplasma hominis, Mobiluncus spp.,Bacteróides spp.,Prevotella melaninogenica e Bifidobacterium spp.
A VB reflete mudança no ecossistema vaginal, diminuição ou ausência de Lactobacillus sp. E neutrófilos polimorfonucleares e aumento de microorganismos envolvidos na vaginose bacteriana.
Sintomas primários da VB: corrimento vaginal com odor de “peixe” que é percebido após relação sexual.Portanto 50% das mulheres com sinais clínicos de VB não reportam os sintomas de odor desagradável estando associada somente quando presentes bactérias anaeróbias
O clínico pode observar os sintomas durante o exame físico e confirmar o diagnóstico com exames laboratoriais do fluido vaginal.O percentual de de incidência de vaginose bacteriana, em diferentes populações,variando de 10%a 37%.
Gardnerella vaginalis pode causar infecções em outros