Controladoria APII

1428 palavras 6 páginas
Controladoria – APII

Como discutimos, o termo “estratégia” é algo muito difícil de definir e de entender porque não é um aspecto científico, delineável. Trata-se de uma “arte”, a “arte da estratégia”. Dessa forma, Caminha (1983, prólogo) traz um texto em formato de lenda que é muito salutar para o entendimento do que seja “estratégia”.
Iremos analisar esse texto! Considerando o estudado na unidade II do livro texto de Controladoria, leia atentamente o texto abaixo em formato de lenda e responda:
Pede-se:

Se você fosse um dos índios presentes na reunião da fogueira da tribo que vivia na região com excelentes condições de vida, ao discutirem o que fazer contra os invasores, o que diria ou sugeriria aos outros índios? <Muito Importante> Essa lenda originalmente foi publicada em um livro com conotação militar, onde é possível a aplicação de força.
Não é o caso do nosso curso. Assim, para a nossa atividade é necessário que você apresente uma solução ou sugestão pacífica. Aconteceu em local indeterminado há muitos milênios quando os homens dialogavam com os deuses ou diziam que assim o faziam.
Num tosco aldeamento erguido na foz de um rio habitava uma pequena tribo. Ela ali se achava havia várias gerações desfrutando das condições favoráveis da região. Nas proximidades havia campos férteis e bosques ricos em caça, frutos e madeiras. Nas águas abundavam os cardumes.
O mundo da tribo não era vasto. De um lado terminava na planície ressequida, existente além da mata, e do outro no horizonte do mar em que o rio desaguava. Os caçadores do aldeamento que se haviam aventurado mais longe na planura ou não tinham jamais regressado ou retomavam esquálidos pelas privações passadas em terras sáfaras. Os pescadores mais ousados nos afastamentos da praia ou haviam desaparecido para sempre no azul do oceano ou voltado sem nada terem avistado além das ondas. Vez por outra os habitantes do aldeamento tinham contatos na planície com caçadores furtivos procedentes de plagas

Relacionados