Controlador ac
TRABALHO CONTROLADOR AC
UBERABA
2011
UNIVERSIDADE DE UBERABA
TRABALHO CONTROLADOR AC
Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como parte das exigências da disciplina Eletrônica Industrial do 7º período do curso de Engenharia Elétrica.
Orientador: Alin
UBERABA
2011
1)
Controle de Potencia AC
Há dois métodos básicos para o controle de potencia da carga: o de ciclo integral ou liga e desliga, e o de fase. O primeiro serve para sistemas com uma constante de tempo grande, como os de controle de temperatura. A potencia na carga pode ser controlado com a ligação e o desligamento da fase a carga, por alguns ciclos completos, e depois com a repetição do chaveamento. A duração relativa dos períodos nos estados ligados e desligada, isto é, o clico de trabalho é ajustado de tal modo que a potencia media entregue a carga atenda a algum objetivo particular. O gráfico a seguir mostra um padrão típico.
O controle de ciclo integral não serve para cargas com constantes de tempo pequenas. O controle de fase pode ser usado nessas situações. Nele a chave liga a carga na fonte por um período a cada ciclo de tensão de entrada. Os gráficos a seguir mostram as formas de ondas para o controle de fase com cargas resistivas. Pode-se variar a tensão na carga com a alteração do ângulo de disparo para cada semi-ciclo de um período. Se α=0, a tensão de saída é máxima (Vo=Ti). Quando α= π, ela é mínima 9Vo=0). Portanto ela pode ser controlada para qualquer valor entre zero e a fonte de tensão. Esse processo fornece uma saída alternada controlada por fase.
2)
Controle de ciclo Integral
No controlador de tensão AC, os tiristores pode ser disparados em α=0º para permitir que ciclos completos da tensão da fonte sejam aplicados a carga. Se não houver nenhum sinal de disparo em cada ciclo, nenhuma tensão aparecerá na carga. Nesse caso, é possível permitir que ciclos completos de tensão da fonte sejam aplicados a carga, seguidos de