Contribuições de von neumann para a computação
SI:PARAL1
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Contribuições de Von Neumann para a computação
SALVADOR
Setembro/2012
UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
Tema: Contribuições de Von Neumann para a computação
Data de Realização: 19/09/2012
Autor: Anderson dos Santos de Santana
Semestre: 1º
John Von Neumann, nascido em Budapeste, 28 de dezembro de 1903 — Washington, D.C., 8 de fevereiro de 1957) foi um matemático húngaro de etnia judaica, naturalizado estadunidense.
Possui uma riqueza de contribuições nas mais variadas áreas da Matemática, Matemática Aplicada, Física, Meteorologia, Economia e Computação. Uma dessas principais contribuições foi à definição da arquitetura de computadores de sistemas e hardware que conhecemos hoje.
Assim a grande contribuição de Von Neumann para a computação vem de sua própria concepção do que seria um “computador”, ou seja, eram máquinas destinadas essencialmente a fazer cálculos (como no ENIAC) ou a alguma tarefa específica (como o Colossus destinado a “quebrar” códigos e decifrar mensagens criptografadas).
Para Von Neumann um computador tinha que ser “elástico” (palavra usada por ele mesmo). Deveria ser uma “máquina de fazer coisas, de resolver problemas”, e não apenas de calcular ou desempenhar uma única tarefa. Segundo a concepção de Von Neumann, tinha que ser uma máquina versátil. Foi baseado nesta filosofia que Von Neumann traçou as linhas gerais para desenvolvimento do EDVAC, primeiro artefato a merecer oficialmente o nome de “computador”, posto que sua sigla provinha de “Electronic Discrete Variable Automatic Computer” ou “computador eletrônico automático de variáveis discretas”.
O Mark I era um computador, totalmente electromecânico, mais ou menos assim: um conjunto de engrenagens “rodava” o programa, ou seja, fazia uma fita perfurada correr em uma trilha e contatos