Contribuições de olga reverbel e augusto boal para o jogo teatral e dramático no contexto brasileiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE
CURSO DE PEDAGOGIA
CONTRIBUIÇÕES DE OLGA REVERBEL E AUGUSTO BOAL PARA O JOGO TEATRAL E DRAMÁTICO NO CONTEXTO BRASILEIRO
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Anelise de Oliveira Rodrigues
Santa Rosa, RS, Brasil
2010
RESUMO: Este trabalho apresenta os autores Olga Reverbel e Augusto Boal e suas contribuições para o jogo teatral e dramático no contexto Brasileiro.
PALAVRAS-CHAVES: teatro, ação social, espontaneidade
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por finalidade descobrir a relevância de Olga Reverbel e Augusto Boal para o contexto teatral brasileiro.
O artigo foi realizado considerando-se conhecimentos adquiridos no transcorrer da disciplina de Jogo Teatral e Educação do curso de Pedagogia e através de estudos e pesquisas realizadas.
Acreditamos que este documento seja capaz de promover novas concepções e auxiliar estudantes da área a desenvolver suas práticas fundamentadas em idéias dos referidos autores que visam acrescentar e contribuir para o alcance de seus objetivos e o sucesso de suas intenções pedagógicas.
Olga Reverbel (1917 - 2008)
Nascida em São Borja, RS, 1917 foi teórica, autora e professora uma precursora do movimento conhecido como Teatro e Educação, bem como de estudos e das relações entre estes dois termos e a primeira a utilizar o teatro como ferramenta educacional. Estudou na UFGS, no Rio de Janeiro, e na França, em Sorbonne. Lecionou no Instituto de Educação General Flores da Cunha, onde criou o Tipie, laboratório de teatro e didática que objetivava superar práticas teatrais tradicionais fundamentando-se na idéia de que o teatro deve priorizar a ação espontânea da criança e consoante a isto origina-se um movimento em busca da renovação e do aprofundamento do teatro infantil.
Em 1989 criou a Oficina de Teatro Olga Reverbel, onde desenvolveu um método voluntário, ativo e coletivo para possibilitar a