CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL PARA A ARQUITETURA E URBANISMO

3422 palavras 14 páginas
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL PARA A ARQUITETURA E URBANISMO

RESUMO

A psicologia consolidou-se como ciência depois de muitos séculos de estudos, confundida com a filosofia por tratar dos estudos relacionados ao pensamento humano. Após consolidada como ciência do comportamento e como profissão destinada a auxiliar os seres humanos nas questões de relacionamentos e conflitos interiores, a psicologia ganhou espaços em diversos setores da humanidade. As organizações e empresas são setores que abriram espaço para o psicólogo, que contribuem para o relacionamento entre os colaboradores e melhoria na produtividade das instituições. Na área de arquitetura e urbanismo a psicologia organizacional também proporciona contribuições que serão descritas e analisadas no presente trabalho, desenvolvido a partir da leitura de materiais já publicados sobre o tema.

Palavras-chave: Psicologia Organizacional; Arquitetura; Urbanismo.

1 INTRODUÇÃO

Inicialmente confundida com a filosofia, a psicologia consolidou-se como ciência, e passou a desvendar diversos mistérios da mente humana, estudando as relações interpessoais e as diversas dificuldades de relacionamentos presentes nas sociedades no decorrer do desenvolvimento histórico/social da humanidade.
Logo esta ciência ganhou espaço como uma profissão, consolidada nas mais diversas áreas e de extrema importância para a manutenção de relações saudáveis em diversos setores de nossa sociedade. Hoje temos o psicólogo da educação, do esporte, da saúde, o psicólogo do trabalho e organizacional, entre tantas outras áreas onde a psicologia vem atuando e ganhando espaço a cada dia.
A psicologia organizacional foi desenvolvida para estabelecer relações agradáveis entre colaboradores das mais diversas instituições e empresas, bem como, para garantir o equilíbrio mental dos envolvidos nas diversas organizações em que está presente.
Este trabalho foi desenvolvido para analisar as contribuições que a psicologia

Relacionados

  • Administração de materiais
    28719 palavras | 115 páginas