Contribuição da engenharia para o desenvolvimento da sociedade
Faculdade de Engenharia “Celso Daniel”
Santo André, 29 de junho de 2007.
Tema: Contribuição da Engenharia para o desenvolvimento do Brasil
Turma: Engenharia Mecânica período: Matutino
Disciplina: Ciência e Sociedade professor: Ênio
Introdução
No Brasil a engenharia emergiu com o ciclo ferroviário no século XIX e deu suporte à logística e a disponibilizarão de energia de uma economia que exigiu organização interna. A engenharia participou efetivamente do processo de desenvolvimento do país no século XX, em que ampliou sua fronteira agrícola e construiu uma rede de integração nacional. De 1930 a 1980 o Brasil teve um crescimento próximo aos 7% ao ano, pois dentro desse período o Brasil deixou de ter a agricultura como sua principal atividade econômica passando assim a dar ênfase às atividades industriais.
O engenheiro por conseqüência é o profissional do desenvolvimento, as contribuições da engenharia e da tecnologia são extremamente importantes para o desenvolvimento do Brasil. Energia, ciência e tecnologia, transportes urbanos e de carga, comunicação, indústria e agricultura, urbanismo, recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, unir todas esses setores produtivista e desenvolvimentista à engenharia é imprescindível, para conquistar a mudanças para o desenvolvimento efetivo.
Transporte em geral
O investimento em desenvolvimento em infra-estrutura de transporte é um fator essencial para um desenvolvimento, os transportes abrem novos mercados, o que permite maior escala de produção e conseqüentemente redução de custos, assim abrem as portas do crescimento econômico.
A atual malha de transportes brasileiros é fortemente baseada no transporte rodoviário, na qual possui custos mais elevados. Então ao longo do tempo, as cargas devem ser transportadas também