CONTRAÇÃO MUSCULAR
O músculo esquelético fica responsável pelos movimentos ‘voluntários’ do corpo, que pode ser andar, correr, entre outros. O cardíaco tem função de bombear sangue para o nosso corpo. Já o liso pode contrair ou relaxar, permitindo assim controlar o fluxo do sangue pelo corpo. Na contração destes 03 tipos de músculos, 02 deles são involuntárias, que são o Liso, e o cardíaco, estes nós não somos capazes de coordenar tal contração, já o esquelético sim.
O musculo estriado se chama assim porque tem estrias claras e escuras e as linhas Z, a miosina tem seu filamento grosso, ela forma a banda A, já a actina tem seu filamento mais fino, que forma a banda I. Para contrair é só intercalar, os filamentos vão deslizando, as linhas Z vão se aproximando, diminui então a banda I e também a zona H. Miosina é grande, tem formato de um bastãozinho, elas se enrolam através dos filamentos na superfície globular, o ATP vai hidrolisar, a estrutura da actina já parece uma bolinha, todas se juntam formando filamentos Helicoidal “dupla hélice”. A banda I tem Troponina e Tropomiosina, um complexo que regula interação, quando o cálcio chega no complexo ele faz a interação entre as proteínas. O ATP vai hidrolisando, a miosina se aproximando, actina sem complexo vai deixando e quando elas se encostarem o músculo contrai, para relaxar o músculo, o ATP volta para a cabeça da miosina, se encaixando e este ciclo vai terminando, repetindo conforme o músculo for contraindo.
Para realizar a contração muscular, precisa-se de um impulso nervoso, que propaga através da membrana das fibras musculares, chegando à ela por meio de um nervo. - Duvidas: O cálcio é um nutriente responsável para a contração muscular, sem ele não a contração. E na deficiência de Actina ou Miosina, tem como haver uma contração do músculo?
Aluno: Thales Eduardo Silva de Paula Turma: 2ºA Licenciatura