CONTRAÇÃO MUSCULAR
CURSO DE FISIOTERAPIA
TRABALHO DE BIOQUIMICA
PROFº. DR. JEAN PIERRE OSES
Contração Muscular: no Repouso e Exercício
ATP e Lactado
Pelotas, 02 de outubro de 2013.
SISTEMA MUSCULAR É formado por músculos, que podem ser de três tipos: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso. O metabolismo de cada um deles é semelhante, porem, suas funções são distintas.
Músculo
Principais características
Estriado Esquelético
Possui fibras estriadas e multinucleadas. Sua contração é voluntaria. Liga-se a dois ou mais ossos do esqueleto. Ao contrair e relaxar movimenta-os em torno das articulações, funcionando de forma antagônica, ou seja, enquanto um contrai, o outro relaxa.
Estriado Cardíaco
Possui fibras estiadas e uninucleadas. Sua contração é rápida e involuntária. Está presente apenas no coração, usa-se como sinônimo a palavra miocárdio.
Liso
Possui fibras não estriadas e uninucleadas. Sua contração é lenta e involuntária. Está presente em órgãos como, rins, ureteres, bexiga, útero, tubo digestório, artérias dentre outros.
CONTRAÇÃO MUSCULAR A célula muscular estriada ou fibra muscular possuem conjuntos de miofibrilas, dispostas longitudinalmente no sarcômero.
O sarcomero apresenta faixas ou bandas. A banda mais externa, a banda I, é clara e possui apenas filamentos de actina. A banda A é escura e em suas extremidades existem actina e miosina sobrepostas. Na parte central, há somente miosina, a banda H. A linha Z limita dois sarcômeros.
Os sarcômeros repetem-se ao longo da miofibrila, esta que se dispõe ao longo da célula muscular. Os filamentos de miosina possuem um “relevo”, uma sobressalência, na extremidade, com a qual se ligam nos filamentos de actina, promovendo uma espécie de tracionamento. Ocorrendo esse tracionamento, os filamentos de actina deslizam sobre os de miosina, fazendo com que o sarcôrmero diminua encurtando a