Contrato sociasl
344 palavras
2 páginas
Carvalho, Maria Dalva de – Diabetes tipo I e IIAlessandra de Sena Muniz
Técnico de Enfermagem
Maria Dalva de Barros Carvalho é Pedagoga e Enfermeira. É Mestre pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora pela Universidade de londrina
Maria Dalva de Barros menciona que existem dois tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2. Além de suas diferentes sintomatologia e tratamento , elas se diferenciam na população que atingem.
O diabetes tipo 1 atinge crianças e adolescentes, já o tipo 2 atinge principalmente a população entre 30 e 69 anos, embora hoje já se observe este quadro também em crianças devido a obesidade e ao sedentarismo infantil.
A medicina sozinha não consegue dar conta de ajudar no controle da doença para que não haja complicações, pois além de exames e medicamentos, é necessário dieta , exercícios físicos e um equilíbrio emocional, pois isso influencia diretamente sobre a doença, descontrolando-a e agravando o quadro. Pode-se observar, por exemplo, casos em que o paciente tem consciência da importância de um bom controle sobre a doença, das conseqüências de um mal controle, mas, ainda assim, não se ajuda ignoram o tratamento. Isto ocorre porque não basta ter consciência da doença e suas causas, pois a doença física atinge diretamente o emocional e este não é determinado apenas por aspectos conscientes.
O emocional é formado por sentimentos mais profundos internamente e inconscientes, que podem impedir um bom controle da doença se isto não for internamente aceito, pois dependerá da estrutura psíquica ou mental de cada um.
O emocional e o diabetes existe antes mesmo do surgimento da doença , Acredito que o diabetes é um doença psicossomática, ou seja, que tem entre os seus fatores desencadeantes, causas emocionais. As causas mais comuns verificadas foram: traumas emocionais, modificações externas violentas, perda dos pais através de morte ou separação, problemas com os pais, com a família e até com relação à escola.
O autor e