Contrate amigos pra sua missão.
O Modernismo em Portugal
Vida e Obra de Fernando Pessoa
Introdução
Este trabalho foi proposto pela professora Patrícia Couto, no âmbito da disciplina de Português inserido no contexto de Fernando Pessoa.
Numa primeira parte iremos falar do Modernismo em Portugal e consequentemente do seu desenvolvimento. Na segunda parte iremos falar sobre a Vida e Obra de um grande poeta Português que foi Fernando Pessoa, desde o seu nascimento até a sua morte.
O Modernismo Português
O modernismo em Portugal desenvolveu-se no início do séc. XX até ao final da década de 70.
O modernismo é um movimento artístico, que deu os seus primeiros passos em 1910, momento em que o país atravessava uma grande estabilidade política. Assim o modernismo surgiu com uma poesia alucinada, provocadora, irritante, com o intuito maior de desestabilizar a ordem política, social e económica.
Fernando Pessoa participou na primeira geração do modernismo Português e foi considerado juntamente com Camões, o maior poeta de Portugal.
Vida e obra de Fernando Pessoa
Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido por Fernando Pessoa, nasceu no ano de 1888, na capital do país, Lisboa.
Pessoa com a morte da sua família, viu-se obrigado a partir juntamente com a sua mãe e com o seu tio para África do Sul, acabando por frequentar escolas onde pôde desenvolver o seu Inglês. Com os seus 13 anos, começou a escrever os seus primeiros poemas em Inglês.
Em 1905, Pessoa regressa a Portugal, acabando assim os seus estudos em África do Sul, fixando-se assim em Lisboa. Em 1907, começa a sua atividade literária, escrevendo assim poemas em Português, Inglês e Francês.
Fernando Pessoa rapidamente superou a estética da poesia, publicando as suas ideias na revista “A Águia”. Mais tarde, Pessoa juntamente com os seus discípulos criaram uma revista mensal, a Lusitânia, na qual falavam