CONTRATAÇÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA NA VISÃO DE UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE

15344 palavras 62 páginas
1. INTRODUÇÃO

O último censo realizado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000 apontou cerca de 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (14,5% da população). Com base neste número surgiu a intenção da elaboração deste trabalho, abordaram-se autores como Kotler (2009), descrevendo a importância do marketing; Churchill (2007), relacionando marketing com a sociedade e seus valores; Ashley (2006), destaca a importância da responsabilidade social na organização e Lima (1997), com normas gerais que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais e sociais dos portadores de deficiência.
Afirma Kotler (2009), que marketing é a necessidade e desejos humanos. A necessidade humana é a privação de alguma satisfação básica como alimentação e vestuário e os desejos são carências específicas, algo que o ser humano vê, deseja, mas não precisa. Segundo Churchill (2007), o marketing é dividido em vários ramos como marketing de serviço, marketing de produto, marketing de pessoa, marketing de lugar, marketing de causa e marketing de organização.
Neste trabalho destacam-se ainda o marketing de responsabilidade, marketing societal e marketing social, este último definido por Churchill (2007), onde o ambiente social de marketing é constituído de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamento. Para Kotler (1998), o marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento, combinado com os elementos das abordagens tradicionais da mudança social em esquema da integração de planejamento e ação, aproveitando os avanços da tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing.
O marketing societal proposto por Kotler (2009), é que as empresas desenvolvam condições sociais e éticas para com o lucro das empresas, a satisfação dos consumidores e o interesse do público de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores e da sociedade.
O marketing de responsabilidade social é definido por Stanton (2001), da

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas