Contratar Amigos
Nesses sites, os usuários criam conteúdo e compartilham com sua rede de amigos. Os manifestos sociais acontecem da mesma forma: o usuário que não gostou de algo expõe sua indignação na rede e seu protesto é repassado para todos aqueles que compartilham o mesmo pensamento.
Os internautas têm reclamado de uma forma que dificilmente fariam na “vida real”. “Eles têm um sentimento de que estão ´blindados´ pela tela do computador, pensam que o que eles falam não vai ter impacto em sua vida offline”. Com a facilidade das redes sociais na divulgação de um manifesto, os protestos vêm acontecendo de forma bem expressiva. Assim, diversas empresas estão agora monitorando o que é falado sobre elas nas redes,pois os consumidores estão utilizando as redes sociais com o intuito de expor sua insatisfação com determinado produto ou empresas, e devido ao grande número de acessos a empresa se ver obrigada a resolver o problema de tal consumidor.
Agora, as pessoas estão procurando cada vez mais a internet para realizarem campanhas nas redes sociais. Segundos analistas, o povo se manifesta contra coisas que acredita que terão boa repercussão. “O que importa é a atenção que vão dar ao assunto”.
Sem dúvida, as redes sociais têm um grande poder de atrair os jovens brasileiros. Em todo manifesto é observada uma grande quantidade deles. Segundo Vinícius Pinto e Bruna Schoch, essas ações poderiam até ocorrer sem a ajuda das redes na propagação da ideia, mas com elas “a coisa toma uma proporção bem maior”, diz Vinícius Pinto. Os dois analistas acreditam que a atual