Contrapiso
Curso: Engenharia Civil – Turma: 6NA
Disciplina: Técnicas das Construções II
Hérmeson Maia
Trabalho
Definição e aplicação do Contrapiso
Mossoró - RN
Maio – 2011
Hérmeson Maia
Trabalho
Definição e aplicação do Contrapiso
Este trabalho apresentado como nota para avaliação do rendimento escolar referente à Unidade 2 na disciplina de Técnicas das Construções II, do curso de Engenharia Civil, da Universidade Potiguar, ministrada pelo professor Jarbas Jacomé.
Mossoró - RN
Maio – 2011
Introdução
Na maioria das vezes nos preocupamos com a finalização, a estética de uma obra ou reforma e não nos damos conta de que a qualidade do assentamento de um revestimento está, diretamente, ligada à correta execução da base que o receberá. O contrapiso é o segredo por trás de um revestimento durável e de qualidade. É costume pensar mais na estética porque parte-se do princípio que os itens de infraestrutura sempre são bem feitos. Mas não é bem assim. Problemas na execução do contrapiso podem trazer surpresas desagradáveis como desníveis e alturas erradas de portas e tomadas.
Definição Contrapiso, também conhecido como camada de regularização, é uma camada de argamassa sobre a qual são assentados os revestimentos cerâmicos, cuja função é eliminar as irregularidades da base e/ou corrigir o caimento do piso.
Deve-se pôr o contrapiso sobre a base de concreto nos seguintes casos: * Se a laje ou lastro de concreto armado(base) não apresentar nivelamento e caimento necessário ao escoamento da água em áreas molháveis, como banheiros e cozinhas; * Se houver a necessidade adequação da base para execução de camada impermeabilizante; * Se houver a necessidade adequação da base para execução de camada de separação.
As funções mais comuns do contrapiso são: * Corrigir pequenos desníveis na laje; * Integrar sistemas de impermeabilização; * Complementar sistemas de isolamento; *