CONTRADIÇÃO DOS PROFESSORES
De acordo com os especialistas pesquisar, significa procurar respostas para indagações propostas ou descobrir a realidade.
No que se refere às pesquisas, encomendadas por órgãos oficiais sobre a educação, elas são intencionais, ou seja, seus resultados são sempre favoráveis às ações dos governos. Nenhum gestor público aceitaria que fosse veiculadas noticias negativas que diminuíssem a credibilidade do povo em relação à sua gestão.
Quanto à descoberta da realidade, não necessitaria de tantas pesquisas, apenas de políticas públicas sérias, voltadas para aquilo que já é visível.
Manipular um dado em decorrência de privilégio próprio é uma prática, que no Brasil tem se tornado normal. É crime não oferecer uma educação de qualidade para que as crianças,adolescentes,jovens e adultos se tornem cidadãos participativos na sociedade na qual estão inseridos.
As pesquisas oficiais (Ideb, Prova Brasil, Enem, etc) apontam avanços na educação, mas a realidade nas escolas é outra. Querem imprimir na sociedade a idéia de que basta ter uma escola funcionando, o modo não importa.Isso faz com que a maioria dos alunos ache bom,que o Enem garante universidade ou faculdade para boa parte deles.
Quanto aos professores, lhes faltam: formação inicial e continuada, valorização profissional, visto que, o desenvolvimento profissional implica no desenvolvimento do aluno consequentemente dados positivos para a sociedade.
Quanto aos pais ou responsáveis pelo o aluno, na sua maioria, aceitam a situação por não ter conhecimento da importância da parceria escola-familia, ou por atribuírem a responsabilidade da educação formal do seu filho à escola.
É necessário que se leve a educação mais a sério neste país. A escola,professores e pais não são os únicos responsáveis pela garantia da aprendizagem.É preciso ações e medidas que visem a melhoria da