Contos de aprendiz (resumo)
(Carlos Drummond de Andrade)
O livro reuniu contos, que relatam lembranças da infância e juventude do autor Carlos Drummond de Andrade. Contos que mechem com a nossa imaginação, algumas histórias passam a sensação de serem reais, realmente tem algumas situações que se aproximam da realidade, mas são apenas lendas ou mitos.
Esse foi o primeiro livro de contos de Drummond, talvez por isso ele quisesse chama-lo assim “Contos de Aprendiz”, a pesar de já ter publicado vários livros, principalmente de poesias e ser um mestre da literatura, ele era um principiante em contos.
Sua linguagem é um pouco irônica. Possui palavras que não usamos mais atualmente, o que dificulta um pouco na compreensão do texto.
Cada capitulo tem uma mensagem ou aprendizado diferente a se passar, falarei um pouco sobre cada um deles.
A salvação da alma: Conta a história da infância de cinco irmãos, quem brigavam muito, mas que defendiam uns aos outros, mostrando a fraternidade entre eles, que a pesar das brigas e confusões, no fundo não podiam viver um sem o outro.
O sorvete: A curiosidade de dois amigos que atraídos por um anuncio, queriam descobrir o sabor de um doce nunca apreciado por eles antes. E quando finalmente têm o prazer de descobrir, se decepcionam com o sabor.
A doida: Crianças apedrejam a casa de uma desconhecida, que nem se quer nunca viram o rosto, apenas ouviram falar que é uma doida. Até que um dia uma delas resolve entrar em sua casa por curiosidade, achando que vai encontrar um inimigo ou “monstro”, mas acaba encontrando apenas uma pessoa frágil, velha e solitária que estava à beira da morte. Aprendendo assim que não devemos julgar algo o que não conhecemos.
Presépio: Dasdores a personagem principal, sofre com a dúvida de arrumar o presépio ou encontrar o namorado. As horas vão passando e Dasdores fica triste e sem esperanças até que seu amado aparece do outro lado da rua.
Câmara e cadeia: Destaca a falta de higiene e os maltratos