Conto Chinês - Resumo
Inspirado em uma história real, o filme conta sobre um jovem chinês que tem seu destino alterado quando uma vaca cai do céu e mata sua noiva: uma experiência russa muito mal sucedida resultou nas “vacas voadoras”, quando um avião carregado de gado ficou pesado demais, e precisou liberá-las para que os tripulantes sobrevivessem. O pobre chinês, sozinho no mundo, viaja para a Argentina em busca de um tio, mas não sabe uma única palavra em espanhol. Por um acaso, encontra-se com Roberto, um homem de mais idade, mal humorado e antissocial. Com pena do chinês, ele acaba deixando que fique em sua casa, mas as adversidades são muitas, porque eles não conseguem se entender absolutamente.
Análise da contribuição para a formação acadêmica e profissional:
A comédia dramática argentina nos trás informações sobre seu país de origem e também sobre os costumes chineses, mostrando também o choque cultural entre Oriente e Ocidente. São informações relevantes para a formação da bagagem cultural de um professor.
O ex aluno John Keating agora é professor na Academia Welton. A tradicional escola americana tem como filosofia quatro pilares muito conservadores: tradição, honra, disciplina e excelência. O problema é que o Sr. John Keating ama poesia, e não é nada tradicional. Ele passa a ensinar aos seus jovens a excelência da busca pessoal pelo conhecimento; ele prega a individualidade, ao direito de se opor, de ter opinião, de ser cidadão de verdade. Ele demonstra que os livros nada significam, pois o que vale é o pensamento; encoraja os alunos a subirem na mesa e rasgar seus livros. Porém, ele enfrenta adversidades com os dirigentes e seus colegas de trabalho, pois sua atuação peculiar não é bem vinda naquele espaço ortodoxo. É fundada então a Sociedade dos Poetas Mortos. Essa “sociedade” tem como lema a frase latina “carpe diem”, que significa aproveitar o dia, aproveitar a vida. Os alunos saem á noite para lugares escondidos, onde podem