literatura infantil
Em suas origens, era produto voltado aos adultos. Com o passar dos tempos, foi destinada às crianças. Isto é, a literatura passou por uma série de adaptações, imperceptíveis e constantes, transformando-se em entretenimento para os jovens leitores.
Mesmo com tais adaptações, a literatura para criança mantém pontos de semelhança com a literatura própria para o adulto, como a popularidade e a exemplaridade. Vejamos o significado de cada um desses pontos.
Exemplaridade: Todas as obras para as crianças tinham como objetivo a transmissão de valores sociais e morais e de padrões de comportamento que deveriam ser seguidos e, principalmente, incorporados pelas crianças.
Popularidade: Os chamados clássicos da literatura infantil nasceram no meio culto, em que pais, ou até mesmo tutores, faziam a leitura para as crianças.
A literatura infantil possui uma “identidade” com a mentalidade popular.
Por isso, sua origem está nela.
Os contos de fadas são parte importante da literatura infantil e considerado no seu sentido literal, o termo “ Contos de fadas” refere-se somente a histórias fantásticas sobre fadas, seres de tamanho muito reduzido que habitavam o reino da fantasia e que fizeram parte integrante das crenças populares da Antiguidade greco-latina e da cultura medieval europeia. São seres imaginários, míticos, representados geralmente por mulheres dotadas de poderes sobrenaturais usados para o bem (Fadas Madrinhas) ou para o Mal (Bruxas ).
Atualmente, o termo engloba uma variedade de narrativas, sobretudo histórias que por regra possuem elementos "atemporais" e que normalmente recorrem a heróis (ou heroínas) quase sempre jovens, corajosos e habilidosos que passam por aventuras estranhas, por vezes mágicas, que lhes servem