Contnilidade
4433 palavras
18 páginas
Anhanguera – Uniban – Unidade ABC[pic]
Administração de Empresas
Contabilidade
Professora: Sandra Paula
Elizama Germano dos Santos – 111609470
Jéssica Rodrigues dos Santos – 111537851
Moisés Nunes Duarte – 111594219
Monique Ellen Arruda – 100840060
William Nunes Neubecker – 1299931187
São Bernardo do Campo – SP
Abril/2012
Origem da Contabilidade
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Primeiros sinais da contabilidade antiga
Período se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.
O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie.
Evolução da Contabilidade
No início dos tempos da humanidade, o homem não tinha moradia fixa e andava de terra em terra, tirando o seu sustento da natureza, apenas para garantir a sobrevivência, sem a preocupação de acumular riquezas. O tempo foi passando e o homem sentiu a necessidade de ter um lugar fixo para viver, passando assim a ser sedentário, e