Contexto Histórico no Romantismo
O Romantismo teve inicio no meio de uma era de revolução, sendo suas maiores influencias a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Conseqüentemente ele foi diretamente ligado a esses dois acontecimentos.
Umas das influencia que a Revolução Francesa teve no Romantismo foi a utilização da sua frase de efeito "liberdade, igualdade e fraternidade" pelos artistas românticos, os fazendo criticar o imperialismo conseqüente a Napoleão Bonaparte e ao seu regime de terror na revolução e mostra, também, a tomada de poder da burguesia na época. Já a Revolução Industrial alem da criação de uma nova classe, o proletariado, também mudou drasticamente o estilo de vida da sociedade.
Alem das duas revoluções, O Romantismo teve seu inicio dado juntamente com a falência dos impérios feudais passando o poder para a burguesia . Essa ascensão da classe burguesa provocou uma mudança de leitores na parte literária, tornando-se mais popular. Assim houve o surgimento dos primeiros folhetins nos jornais que visavam atrair leitores com uma literatura sentimentalista.
O contexto histórico do romantismo no Brasil ocorreu com a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil. Esse acontecimento, no ano de 1808, chamado de período Joanino, significou o início do processo de Independência da Colônia. O período entre 1808 e 1821 é considerado de transição na literatura brasileira devido à transferência do poder de Portugal para as terras brasileiras que trouxe, além da corte e da realeza, as novidades e modelos literários do Velho Continente nos moldes franceses e ingleses. Houve também a mudança de foco artístico e cultural, da Bahia para o Rio de Janeiro, capital da colônia desde o ano de 1763.