Contexto Histórico - Creta e Grécia
Creta é um ilha entra o Mar Egeu e o Mediterrâneo. Uma ilha rochosa e muito bonita, que serviu de abrigo para navegantes dos mares que a cercava. Não se sabe ao certo a origem dos primeiros colonizadores. Podem ser advindos das terras da Grécia continental ou mesmo das regiões onde ficam o Líbano, Israel e Síria. Contudo, o mais provável é que os colonizadores vieram de várias regiões.
Apesar de bela, a ilha era cheia de obstáculos. Constituída de montanhas de calcário, a terra era irregular e não era tarefa fácil se implantar ali. Apesar disso, certas circunstância favoreceram o florescer de uma civilização. A soma do calor abundante, chuvas regulares e experiência prévias do colonizadores tornaram possível a plantação de cevada e trigo, e mais tarde, os habitantes descobriram que o solo era fértil para o plantio de videiras. A produção e exportação de vinho e azeite, foram os alicerces da prosperidade cretense.
O mar foi em maior parte das vezes, fiel aliados de Creta. Os mares do Egeu e Mediterrâneo funcionavam como barrerias contra possível invasores. Além de ser usado de rota comercial entre os povos vizinhos. Desta forma Creta foi se desenvolvimento e prosperando. Sua influência foi aumentando nos arredores e assim se inicia uma expansão colonial em regiões cercadas pelos mares Egeu e Mediterrâneo.
Embora a colonização da Creta começou no período Neolítico. Foi apenas em 1900 a.c que podemos considerar que uma civilização nasceu. Alias, em 1900 a.c nasceu a primeira civilização européia, a civilização minóica. Cercados pelo mar Mediterrâneo, e consequentemente próximos a creta, coexistiam duas grandes civilizações, a mesopotânica e a egípcia.
A geografia da ilha teve uma impacto fundamental na cultura da sociedade minóica. Os produtos que os cretenses exportavam, a prosperidade no comércio marítimo e a segurança que a ilha proporcionava moldou uma sociedade não bélica que apreciava a natureza. E essa característica