CONTEXTO HISTORICO DE 2 REIS
Os livros de Reis traçam a história da monarquia de Israel durante quatro séculos tumultuados, desde o reinado de Salomão (971 a.C) até a prisão de Joaquim na Babilônia (562 a.C.). Eles retratam o reinado de Salomão, incluindo a construção do templo (1Rs 1-11), a era do reino dividido até a queda de Samaria (1Rs 12-2Rs 17) e os últimos anos de Judá até o exílio babilônico (2Rs 18-15). Deste modo, durante esse período de aproximadamente 410 anos, o foco de poder no Oriente Médio se deslocou várias vezes. No início do livro Israel era esse foco, que eventualmente passou à Assíria e, finalmente a Babilônia. Ocasionalmente Egito e Síria se tornavam focos temporários de atenção internacional devido ao seu freqüente relacionamento com Israel (cuja história era sempre a lente pela qual os acontecimentos no Oriente Médio eram observados e analisados).
NOTA HOMILÉTICA
Cristo no Livro de Reis Enquanto Elias é um tipo de João Batista, Eliseu nos lembra Cristo. Elias normalmente está longe do povo e enfatiza a lei, o julgamento e o arrependimento. Eliseu vive entre as pessoas e enfatiza a graça, a vida e a esperança.
SITZ in LEBEM
O trecho de II Reis 4.1-6.23 contém uma série de histórias maravilhosas, relatos de prodígios miraculosos, da autoria de Eliseu, que recebeu dupla porção do Espirito de Elias (ver II Reis 2.9) e, por isso mesmo, realizou mais ou menos o dobro do numero de milagres de seu senhor (ver a introdução a II Reis 2.19). Essas histórias maravilhosas tinham por finalidade convencer os homens de que Eliseu era um verdadeiro prcfeta do único Deus vivo e verdadeiro, Yahweh, afastando-os da idolatria que tinha vindo dominar Israel.
AUTORIA
A tradição judaica piedosa, segundo é refletida no Talmude (Baba Bathra 14b) diz que Jeremias foi o autor desses livros. Essa idéia é defendida por alguns estudiosos com base no fato de que parte desse livro (II Reis 25:27-30; atribuída por alguns a um outro autor, que teria