Contexto empresarial
A importância do controle contábil sobre o patrimônio das empresas consiste em políticas e procedimentos que são desenvolvidas e operacionalizadas para garantir certeza a cerca da credibilidade, que podem ser depositada nas demonstrações financeiras, garantindo que foram preparadas e organizadas de acordo com os princípios da contabilidade. É importante verificar e analisar a existência e atuação do controle interno como meio de visualizar todos os procedimentos desenvolvidos internamente na empresa.
A importância do controle interno se dá pelo acompanhamento da eficácia e eficiência das operações, da fidedignidade das informações contábeis e financeiras. Oliveira (2005, p. 427), explica que controlar e comparar o resultado das ações, com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário. Na contabilidade, o controle tem importância, pois possuem funções básicas de apoio nas tomadas de decisões.
Para castro (2008, p. 27):
O vocábulo “controle” tem origem no latim “rotulum, que designava a relação dos contribuintes”. Era a partir dessa lista que se contratava a operação do cobrador de impostos. Incorporados em definitivo pelos diversos idiomas, o vocábulo controle tem sito amplo, podendo significar dominação. (CASTRO, pag.27, 2008)
A origem do controle interno foi motivada por fatos econômicos que repercutiu na política, através de ações de permanência continua que entusiasmou no padrão de vida da sociedade.
De modo sucinto, podemos entender o controle de contábil como o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa para proteger seu