Contexto Empresarial
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
1 INTRODUÇÃO 3
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Os resultados obtidos por uma empresa são diretamente influenciados pelo aumento de intensidade e rapidez no contexto empresarial. Ameaças e oportunidades são aspectos que devem ser considerados, embora não sejam os únicos.
Uma boa administração, com controle sobre o patrimônio e uma eficiente estruturação interna, procurando atender a demanda do mercado, pode ser a chave do sucesso de um empreendimento.
Com a competitividade entre as empresas cada vez mais acirrada, os administradores ou gestores precisam estar atentos às informações que os departamentos internos e externos das empresas fornecem, porque precisam, antes de qualquer decisão, ter confiança de que as informações estão corretas ou, ao menos, mais próximas da realidade.
Durante as últimas décadas, a contabilidade vem passando por diversas e significativas mudanças no intuito de encontrar um padrão de apresentação de relatórios e demonstrações financeiras que atendam a todos os segmentos e mercados. 2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Contexto Empresarial
2.1.1 Conceito de Funções Administrativas
A Teoria Clássica, abordagem mais conhecida e a que durante mais tempo predominou, nasceu com Henry Fayol (1841-1925), um engenheiro francês que, ao contrário de Taylor, procurou dar uma visão sintética, global e universal à Administração.
Em seu livro “Administração Industrial e Geral”, ao definir administração, Fayol estabelece que o conjunto de operações, ou funções essenciais de qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena, pode ser dividido nos seguintes seis grupos:
- Técnicas - Produção de bens ou de serviços
- Comerciais - Compra,