Contexto Empresarial
Essa pesquisa foi desenvolvida a partir dos princípios básicos da administração. Temos como base o teórico Henri Fayol fundador da teoria clássica da administração. Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas de um administrador: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar. Dentro de um contexto empresarial esses princípios auxiliam no desenvolvimento e crescimento de uma organização, geram resultados, e compõem uma idéia de liderança desenvolvida pelo teórico. Assim como a palavra administração, a palavra gestão significa ‘’gerir’’, ‘’administrar’’, entretanto, é entendida pelos meios acadêmico e empresarial como mais ampla que o primeiro termo. As ações de planejamento, organização, direção e controle são competências de gestão empresarial. Por competência, entendemos a capacidade de conhecer determinado assunto e saber aplicá-lo à prática. Portanto, a atividade do gestor empresarial é colocar em prática o conhecimento adquirido sobre planejamento, organização, direção e controle. Mas adiante, não podendo deixar de citar a contabilidade e seu principal objeto de estudo, o patrimônio. Investimentos (recursos, capital e origens) que requer conhecimento, logo se faz a necessidade de se analisar o mercado (demanda e oferta), estrutura de mercado e uma série de contextos que englobam o meio empresarial. Os mesmos apresentados ao longo da pesquisa como ramificações para esse contexto na tentativa de defini-lo.
2 CONTEXTO EMPRESARIAL
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS SEGUNDO HERY FAYOL
Administração consiste no ato de tomada de decisões e realização de ‘’ ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, direção e controle (MAXIMIANO, 2000).
A administração é o instrumento especial de uma atividade empresarial. A empresa só pode decidir, agir e comporta-se através das tomadas de decisões, sempre terá um administrador por trás da empresa, para que a mesma continue sempre