context
Introdução
O presente texto trata de uma análise sobre um processo de desenvolvimento profissional em que saberes de conteúdo se entrecruzam com saberes pedagógicos de conteúdos e experienciais.
INTRODUÇÃO
O presente relatório intitulado Estágio Supervisionado em Serviço Social I, II e III tem o objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular, que foram devidamente acompanhadas pela disciplina Laboratório do Ensino da Prática I, II e III. As quais se destinam a abordar as observações técnicas utilizadas pelo assistente social, correlacionando a teoria com a prática por meio de uma leitura da realidade de cada usuário, bem como das demandas institucionais.
Trata-se de um trabalho que traz em seu bojo as dimensões técnico-operativas da profissão, em que é evidenciada a atuação do assistente social junto à realidade posta em seu cotidiano.
A experiência de estágio é um momento de muita expectativa, pois é o momento em que os discentes podem observar a prática de sua futura profissão, possibilitando a concretização da finalização do curso de Serviço Social com a proposta interventiva na instituição objeto de estudo. A partir daí são lançadas as possibilidades para solucionar as inquietações observadas no espaço do campo de estágio.
O estágio é um espaço privilegiado para o contato direto com os usuários e a Política de Assistência Social, visto que constitui o momento de ampliação de conhecimento e apreensão das técnicas necessárias ao profissional que necessita de um extenso arcabouço teórico para ler as entrelinhas das demandas emanadas diariamente, remetendo sempre ao efetivo encaminhamento, ou seja, a prática com o respeito à ética profissional e aos direitos dos seus usuários.
No âmbito da violência doméstica perpetrada contra a mulher, houve um grande avanço no seu enfrentamento, principalmente após as manifestações do Movimento Feminista