contação de história um insentivo a leitura

4518 palavras 19 páginas
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, UM INSENTIVO A LEITURA.

PIAÇABUÇU-AL
2010

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO UMA FORMAÇÃO

As teorias que embasam e norteiam este trabalho são aquelas dizem respeito à leitura e a escrita, sobretudo a leitura literária, suas técnicas e a formação precípua da literatura infantil dizem respeito à educação da sensibilidade da criança. A aprendizagem o mundo a partir de suas sensações e de sua imaginação criadora e não a partir de conceitos e de relações lógicas, o sentido do mundo encontra-se, para a criança, cifrado no sensível.
O ato de ler é um processo abrangente e complexo; é um processo de compreensão, de entender o mundo a partir de uma característica particular ao homem: sua capacidade de interação com o outro através das palavras, que por sua vez estão sempre submetidas a um contexto. Desta forma as autoras afirmam que a recepção de um texto nunca poderá ser entendida como um ato passivo, pois quem escreve o faz pressupondo o outro. Desta forma, a interação leitor-texto se faz presente desde o início de sua construção. Entende-se que a leitura é um dos caminhos de inserção no mundo e da satisfação de necessidades do ser humano. No entanto, muitos professores desconhecem a importância da leitura e da literatura mais especificamente por ignorar seu valor e/ou por falta de informação. A leitura é dos caminhos para a formação das nossas crianças, porque é ela será o futuro do nosso país.
Não podemos nos referir à leitura como um ato mecânico sem a preocupação de buscar significados. Desse modo, é necessário que dentro do ambiente escolar o professor faça a mediação entre o

Relacionados

  • portifolio
    4272 palavras | 18 páginas