Contas contabilidade
Função
Registrar e controlar as obrigações para com fornecedores, decorrentes da aquisição de bens ou serviços.
Funcionamento
Debita-se sempre que houver a liquidação das obrigações com dinheiro, cheque ou crédito em conta ou, ainda, pelo estorno ou cancelamento da operação que deu origem ao crédito
Saldo
Deve apresentar sempre SALDO CREDOR, pois representa as obrigações com empregados
Duplicatas a receber – Ativo Circulante
Função
Controlar os valores a receber da empresa, gerados pelas Vendas de Produtos, Mercadorias ou Serviços.
Funcionamento
Debita-se por ocasião da Venda a Prazo ou quando não ocorrer o recebimento imediatamente após a emissão da Nota Fiscal de Venda.
Credita-se quando do recebimento da duplicata, pela anulação da venda (Devolução), por descontos ou reduções nos valores a receber por qualquer motivo e pela liquidação como incobrável.
Saldo
Deve apresentar sempre SALDO DEVEDOR, pois representa os valores que a empresa tem para receber de terceiros, decorrentes das vendas a prazo.
Veículos: Ativo Imobilizado
Função
Controlar as Imobilizações Permanentes em Máquinas, Equipamentos, Ferramentas, Veículos, Móveis e Utensílios, etc., necessárias a realização dos objetivos sociais da empresa.
Funcionamento
Debita-se a conta específica deste item sempre que ocorrer a aquisição dos bens, pelo valor total despendido.
Credita-se sempre que houver a alienação ou baixa por sucateamento ou obsolescência do bem.
Saldo
Deve apresentar sempre SALDO DEVEDOR, pois representa valores que a empresa tem investido em Máquinas, Equipamentos, Veículos, etc.
CONTAS A PAGAR: Passivo Circulante
Função
Registrar e controlar as obrigações decorrentes das demais contas a pagar a terceiros, tais como: serviços públicos, serviços ou honorários de terceiros a pagar, etc.
Funcionamento
Debita-se sempre que houver o pagamento da obrigação ou, ainda, pelo estorno ou cancelamento da operação que deu origem ao