Contabilidade - Contas e Escrituração
Aluno(s): Lucas Pulqueira, Lucas de Melo
Sara Pinto, Paulo Neves,
Ana Paula Carvalho
Gilberto Vieira Neto, Roger dos Santos
Heloisa Silva, Felipe Macêdo
João Silva, Amanda Costa.
Castanhal – 2014
Contabilidade Geral
Atividade apresentada ao Curso superior de Administração da Faculdade de Castanhal (FCAT) como requisito para obtenção de nota para disciplina Contabilidade Geral do curso de Administração. Área de concentração: Orientador: Prof. MSC. Solano
Castanhal - 2014
Contas
Conceito
Conceito de contas é o nome técnico que identifica os componentes patrimoniais que são: bens, direitos, obrigações e/ou Patrimônio Liquido; Ou componentes de resultado: Receita e Despesa. Todos os acontecimentos de uma empresa são registrados pela contabilidade através de contas próprias.
Classificação
1. Contas Patrimoniais: São representadas pelos bens, direitos, obrigações e/ou patrimônio liquido. Dividem-se em: Ativo (bens e direitos); Passivo (Obrigações e Patrimônio liquido).
1.1 Bens: São matérias que tem a capacidade de satisfazer as necessidades, também podendo fazer parte de uma avaliação econômica de mercado. Esses bens são definidos como matéria que a empresa utiliza para realizar suas vendas ou serviços. A definição de bens se conclui em tudo que a empresa possui.
1.2 Direitos: O direito é representado pelas regras de compra e venda que é determinada pela própria empresa, corresponde aos prazos seres cumpridos na data determinante.
1.3 Obrigações: Todas as empresas possuem suas obrigações de pagamento determinado por um prazo, pois ela se toma obrigada a pagar tal conta. Geralmente usa-se a expressão “à pagar” para esses pagamentos.
2. Contas resultado: As contas resultado são as contas de despesas e receita.
2.1 Contas de despesa: É decorrente através do consumo de bens e da utilização de serviços, por exemplo: contas de luz, materiais de