Contaminação do solo e sua descontaminação
Neste trabalho iremos abordar um dos problemas de poluição que tem vindo a aumentar com a evolução da Humanidade, a poluição dos solos. Existem vários tipos de contaminação do solo, mas só iremos abordar alguns. Também iremos falar de alguns processos de recuperação de solos contaminados.
INTRODUÇÃO
O solo pode-se definir como a camada superficial da Terra. É muito complexo e dinâmico e é o substrato essencial para a biosfera terrestre. Os principais componentes são a matéria mineral e orgânica (fase sólida) e água e ar (fase não sólida) e organismos vivos. Contribui para a regularização do ciclo geológico é um recurso essencial, fértil e imprescindível à produção de biomassa. É nele que existe toda vegetação, fauna e aquíferos que abastecem a população com água potável, além de constituir um suporte para a agricultura e a criação de gado, subsequentemente a base de toda a cadeia alimentar.
A sua degradação tem-se acelerado por diversos motivos tais como:
Destruição do coberto vegetal devido ao derrubo de árvores, incêndios e pastoreio, deixando o solo sujeito à erosão;
Técnicas de culturas inadequadas na prática da agricultura, o que contribuem para a perda de fertilidade do solo;
O abuso de pesticidas e de fertilizantes que contribui para a contaminação do solo;
A acumulação de resíduos com origem nas actividades agrícolas e industriais alem de lixos urbanos;
As chuvas ácidas ao infiltrarem-se alteram o equilíbrio do solo;
A construção de edifícios e vias de comunicação ocupam uma parcela cada vez mais significativa dos solos férteis;
1
A terra ao ser usada para a construção de centros urbanos, para a agricultura e indústria tem como consequências elevados níveis de contaminação dos solos nas áreas circundantes a estas actividades, sendo na agricultura o próprio solo usado, tornando-o muitas vezes inviável para novas culturas. Estas contaminações podem ocorrer devido descargas