Contador de empresas
O contador vem evoluindo em suas tarefas e funções, desempenhando atividades em diversos setores, sendo necessário conhecimento amplo e mostrar habilidades com as informações, mostrando-se não somente como um elaborador de relatórios contábeis e financeiros, mas sim um orientador e esclarecedor dos atos e fatos contábeis da empresa para seus gestores.
Com as mudanças tecnológicas e a globalização, ocorreram alterações substanciais no mercado, o empresário não busca somente atender ao fisco e tributo, existe a necessidade de obter informações confiáveis, em tempo limitado para agir e interagir com o mercado. As informações destinam-se a vários grupos de uma organização, tais como: diretorias, acionistas, investidores, usuários internos e externos.
Assim o contabilista é fundamental para a empresa e sociedade, pois cabe a ele a missão de expor a todo instante onde está e para onde vão os negócios da empresa, fornecendo informações claras e precisas da empresa e seus negócios.
Expondo o porquê dos fatos, analisando seu comportamento e evidenciando alternativas de aplicações e investimentos, para maior rentabilidade dos seus recursos, assumindo assim responsabilidades pelo sistema de informações da empresa e a parceria com os gestores na tomada de decisões, a fim de orientá-los na prática financeira dos recursos da empresa é função dos contadores.
“Vê-se, portanto, que a presença do contador na empresa é de fundamental importância, pois, estando ele vinculado na forma da lei e ainda como funcionário exclusivo, ou seja, que presta serviços contábeis somente para aquela empresa onde ele é empregado, o empregador terá uma margem de satisfação profissional muito maior do que se contratar um escritório especializado, que presta serviços para ele e aos demais clientes que por ventura venha ter.” (Em: < http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2303/A-importancia-do-contador-na-empresa >. Acesso em: 08 abri.