Contablidade
No mercado: Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Em outras palavras, podemos conceituar o agronegócio como a somatória das operações de produção, circulação e distribuição de suprimentos agrícolas, englobando também o conjunto de todas as operações da agricultura e dos negócios, desde os investimentos na pesquisa, envolvendo os setores de produção, processamento e comercialização, até o consumo final.
As empresas do agronegócio requerem gestão profissional similar às empresas de outros ramos, que integra todos os processos de negócio, controlando desde o plantio até o acerto de contas com os produtores rurais. A gestão de agronegócio formula e executa políticas para o desenvolvimento do agronegócio, integrando aspectos mercadológicos, tecnológicos, científicos, organizacionais e ambientais, na busca do atendimento às exigências dos consumidores brasileiros e do mercado internacional.
Vale ressaltar a importância das ferramentas de gestão empresarial aplicadas às organizações agroindústrias, as tendências da modernização do agronegócio, bem como a crescente exigência por padrões de eficiência cada vez maiores no que se refere à gestão de pessoas, gestão de custos, auditoria, gestão ambiental, teoria dos jogos e mercados futuros.
A gestão empresarial moderna fundamenta-se na maximização da relação risco e retorno dos investidores e gestores do negócio por meio da utilização de estratégias empresariais consistentes. Nesse caso a gestão dos riscos é crucial para um agronegócio estável e para obtenção do retorno desejado. Uma boa gestão pode ajudar a eliminar a alternância de períodos de prosperidade e de fracasso, de resultados negativos e positivos, como também aumentar o valor da empresa para seus acionistas ao melhorar a gestão dos possíveis impactos negativos no seu fluxo de caixa esperado e na