Contabilista
Este trabalho fará referência ao sistema Financeiro, assim como a relação entre as diferentes instituições que actuam sobre ele e faremos uma breve introdução a Finanças empresarial tais como passos a seguir para um financiamento.
Debruçaremos sobre a estrutura do sistema Financeiro, com mais relevância do Mercado Monetário e do mercado de Capitais. Debruçaremos também sobre a evolução do sistema Financeiro Angola.
INTRODUÇÃO A FINANÇAS EMPRESARIAL
Quando estamos a trabalhar como analistas financeiro de uma entidade, temos de ter alguma visão preliminar em termos de níveis de decisão empresarial a fim de poder solucionar ou evitar certos problemas Financeiros que possamos vir a ter na nossa entidade.
Para tal temos de fazer esta analise tendo em conta, com “ Taxa de juro e periodicidade, Investimento e financiamento”.
DECISÃO DAS TAXAS DE JUROS vs PERIODICIDADE
Quando estivemos a negociar a taxa de juro a aplicar num financiamento, temos antes de analisar o mercado ao nível das taxas de Juro, saber como dinamizar a economia através das taxas de juros, isto e, perceber através da inflação actual qual poderá ser a tendência das taxas de juro.
Taxas Directorias - São taxas de referência em que quando as taxas de curso prazo são extremamente altas adoptamos políticas restritas que por sua vez tornamos o dinheiro mais caro e restringimos o consumo que por sua vez diminui a inflação.
Se a inflação aumenta, aumenta também as taxas directorias, tornando o dinheiro mais caro e conseguimos restringir o consumo, com isso diminui a inflação.
Quando aumenta a taxa de juro, aumenta o investimento e diminui a inflação.
O BC aumenta suas taxas de maneira que atrai os investidores, neste caso vende seus títulos diminuindo a oferta da moeda, o consumo e por sua vez diminui também a inflação.
Elas são:
➢