Contabilidde Angolana
5520 palavras
23 páginas
Capítulo 0 – EnquadramentoObjectivos:
No final deste Capítulo os formandos deverão:
Contabilidade:
Após a idade da pedra, verifica-se a figura do homem primitivo a contar os seus rebanhos, de modo a acompanhar o seu crescimento e evolução, preocupado com a sua riqueza.
Inocentemente já se procedia a inventários analisando a variação patrimonial.
Ligada ao surgimento do capitalismo, surge a Contabilidade, com o objectivo de fornecer informações de forma estruturada para análise e tomada de decisões.
Num mundo competitivo, cada um quererá conhecer melhor ao estado financeiro da sua empresa de modo a explorar as oportunidades que surgem e manter as defesas alerta face às iniciativas da concorrência. Por outro lado, a título pessoal e numa sociedade que valoriza o conhecimento e informação, aumenta diariamente o interesse em conhecer negócios explorados por empresas ou indivíduos.
A Contabilidade, ao longo da história, foi-se desenvolvendo como resposta às necessidades sentidas por todos os agentes económicos, tornando-se hoje num “mecanismo estruturado para recolher, arquivar, sumariar e difundir a evolução financeira das diversas entidades.”
Assim, não existe área tão intimamente ligada às Finanças: a “arte e ciência de gestão de activos financeiros”. Como poderemos saber onde aplicar o capital, onde diminuir os custos, se não houver uma informação de controlo da situação actual de uma empresa? A Contabilidade permite tomar decisões financeiras com vista a um futuro com maior segurança, formular estratégias e contribuir para uma gestão organizacional eficaz.
Definição de contabilidade:
Em termos gerais, a Contabilidade pode ser definida como uma ciência social que estuda o património (bens, direitos e obrigações) de uma determinada entidade. Assim, a Contabilidade armazena, trata e disponibiliza dados quantitativos de uma determinada entidade sobre as operações por ela realizadas.
Objetivos da contabilidade:
O objectivo