Sociedade
O estresse é um estado do organismo que quando submetido ao esforço e a tensão numa situação estressante o corpo sofre reações químicas anormais que não preparam o organismo para enfrentar certas situações, o estresse associado a outros fatores pode contribuir para o aparecimento de doenças como: hipertensão arterial, gastrite, úlcera e alguns tipos de câncer, para as pessoas que tem problema de coração ou pressão alta o estresse pode agravar a doença e dificultar o tratamento.
Quando se encontra-se estressado, pode notar: Um ritmo cardíaco acelerado; batimento fora do ritmo; espiração acelerada; sudorese; tremores; tontura. Pode-se apresentar dificuldade de concentração, sensação de cansaço a maior parte do tempo ouperda de controle mais frequente. O estresse também pode provocar problemas sexuais, problemas para adormecer ou permanecer dormindo e pesadelos.
A forma de aliviar o estresse não é igual para todos. Fazer determinadas mudanças no estilo de vida é o melhor começo.
O estresse é uma defesa natural que nos ajuda a sobreviver, mas a cronicidade do estímulo estressante acarreta consequências danosas ao nosso organismo. Embora a tendência do indivíduo seja elaborar estratégias para resolvê-las, muitas vezes, ele vai se adaptando às exigências do chefe intransigente, à situação econômica difícil, aos revezes do dia a dia. Se não conseguir criar essas estratégias, seu organismo não irá reagir convenientemente diante dos problemas e dará sinais de cansaço que podem afetar os sistemas imunológico, endócrino, nervoso e o comportamento do dia a dia.Em 1992, o estresse foi indicado como o mal do século, sendo classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença associada a resultados desastrosos, com várias