Contabilidade
História do Pensamento Contábil Importância do estudo da história da contabilidade para o desenvolvimento da ciências contábeis
-------------------------------------------------
BACCI, J. Estudo exploratório sobre o desenvolvimento contábil brasileiro: uma contribuição ao registro de sua evolução histórica. 2002. Centro Universitário Álvares Penteado, São Paulo, SP.
COSENZA, José Paulo. Evolução da Escrituração Contábil Através dos Tempos. 1999 Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
MARTINS, Maria de Fatima Oliveira. Um passeio na contabilidade, da pré-história ao novo milênio.
SCHMIDT, Paulo. Uma contribuição ao estudo da Historia do Pensamento Contábil. 1996. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.
_______________________________________________________________________
O texto se baseia na história da contabilidade, mesmo sem os mecanismos do novo milênio, a contabilidade já se fazia presente antes mesmo da era cristã, com o objetivo de auxiliar na gestão do patrimônio, pois o homem necessitava de pelo menos simples maneira de organizar seus produtos e troca-los por outros, onde entrava o fundamento da contabilidade como controladora desses recursos. De acordo com o progresso do homem, a contabilidade foi se desenvolvendo de forma que contribuía muito para o dia-a-dia do homem na sociedade, tanto na antiga, como nos dias atuais, onde ela esta bem mais capaz e eficaz. Para tanto o homem sempre um ser habilidoso, mesmo sem o uso da escrita já desenvolvia o controle de suas negociações ao usar módulos e fichas de barro. Relata também as contribuições do pensamento contábil que ajudaram fortemente o avanço da ciência e do conhecimento vivenciados atualmente. Pelo fato de que a história do pensamento contábil contribui para fundamentar a teoria e a prática que serve de base para os mais avançados procedimentos contábeis de nossa era. Entende-se que a Contabilidade deve