Contabilidade
Prof. Cosma José Thomas
Urcamp – SG.(2011 em elaboração)
PROCEDIMENTOS DE CONTABILIZAÇÃO
Para que o aluno tenha maiores facilidades de contabilizações, seguem instruções importantes dentro das legislações pertinentes.
CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA
O documento que dá origem à empresa é o Contrato Social, no qual são estabelecidos os valores do Capital Social e o valor que cada sócio se compromete de integralizar. Estes valores devem ser registrados contabilmente, para exatamente demonstrar o compromisso que cada sócio assume e de que maneira serão integralizados estes valores, então temos o primeiro lançamento contábil da empresa:
Debita: Capital Social a Integralizar
Nome de cada sócio e seu valor subscrito......
Credita: Capital Social
Valor total do capital social (este será definitivo somente alterando em caso da empresa fazer alteração através de contrato de alteração de Capital Social.
O segundo lançamento será a Integralização do Capital Social de cada sócio, podendo ocorrer que um sócio não integralize imediatamente seu capital, ficando então demonstrado esta situação no Patrimônio Líquido.
Debitam-se os valores em suas devidas contas conforme o que cada sócio entregará para cumprir o estabelecido no contrato social. E credita-se cada sócio dando baixa na conta debitada no primeiro lançamento, exemplo
Debita: Caixa, Bancos C/ Movimento, Estoques, ou contas do Imobilizado ( individualizados)
Credita: Capital Social a Integralizar
Nome de cada sócio e o valor entregue na integralização.
DEBITAR OU CREDITAR
Para demonstrar o movimento em cada conta contábil, debitam-se e creditam-se os valores, neste sentido os estudiosos que inventaram a contabilidade designaram que as contas do ATIVO e DESPESAS terão seus saldos finais como saldo DEVEDOR, e que o PASSIVO e as RECEITAS terão seu saldo como CREDOR, o que