Contabilidade
Para definirmos a Psicologia como a entendemos hoje, devemos retornar à Grecia Antiga onde nasceu a filosofia enquanto inicio do pensamento lógico racional, estabelecendo a exigência de abordar a realidade em sua objetividade.
A partir da noção de PSHYSIS, que consistia no principio de unidade do universo, os filósofos gregos estudavam a alma humana como parte desta realidade universal, pensando as questões humanas numa visão filosófica.
Definições:
- O comportamento humano e animal é visto dentro da composição BIO – PSICO – SOCIAL que interage com os outros e com o mundo.
- É um estudo empírico ** e sistemático dos comportamentos humanos mediante aos comportamentos observados, para então interferir sobre suas características, bem como , interpretar seu significado.
- É o conjunto de conhecimento que serve para conhecermos a nós mesmos e compreendermos o modo de ser (pensar, agir e sentir) de nossos semelhantes.
- É a ciência bio-psico-social que procura investigar e estabelecer as relações constantes entre fenômenos psíquicos e suas condições permanentes de manifestação e variação.
O que é comportamento?
- Nas relações interpessoais e com o ambiente, o individuo expressa padrões de conduta, modos de agir, que podemos entender por comportamento.
- Então, comportamento pode ser entendido, compreendido e aplicado como totalidade que envolve os diferentes níveis como:
1. atividades observáveis e registráveis como falar, escrever e dirigir automóvel;
2. processos fisiológicos como respiração, batimentos cardíacos etc;
3. Processos conscientes como sensação, sentimento e pensamento (dor, afeição, solução de problemas numéricos);
4. Processos inconscientes – conflitos, ideias, desejos que motivam e compõem o comportamento.
- Neste processo existe uma relação constante entre subjetividade x objetividade.
Para analise do comportamento:
1. Tratar fatos e não