Contabilidade
CONTABILIDADE
Prof. Jean Cavaleiro
Objetivo
Conhecer a estrutura do balanço patrimonial: ativo; passivo. Conhecer a estrutura do DRE. DRE Conhecer a estrutura do DFC: direto; indireto.
Balanço patrimonial
É um demonstrativo contábil que mostra a situação econômica e financeira de uma empresa em um determinado momento. Estabelecido pela lei 6.604/76. Modificado pelas leis 11.638/07 e 11.941/09.
Regras Lei 11.941/09
Regras
Ativo circulante: Disponibilidades São os recursos financeiros que se encontram à disposição imediata da empresa, tais como caixa, bancos, aplicações financeiras. financeiras Créditos São os direitos provenientes de vendas a prazo, tais como clientes, duplicatas a receber, contas a receber. Estoques Contas que representam a produção, tais como matérias-primas; a venda, tais como mercadorias ou produtos acabados; ou o consumo, tais como materiais de limpeza, materiais de expediente.
Regras
Despesas antecipadas São aplicações de recursos em gastos que serão apropriados no curso do período subsequente à data do balanço.
Regras
Ativo não circulante Segundo o estabelecido pela legislação atual, é dividido em: ativo realizável em longo prazo; investimentos; imobilizado; intangível.
Regras
Ativo realizável a longo prazo São classificadas nesse grupo as contas que representam bens e direitos cujos prazos de realização situam-se após o término do exercício social subsequente à data do balanço patrimonial.
Regras
Investimentos São classificadas nesse grupo as participações societárias de caráter permanente, além dos bens e direitos que não se destinem à manutenção das atividades fins da empresa, tais como imóveis para venda, obras de arte etc.
Regras
Imobilizado São classificadas nesse grupo as contas representativas dos bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa. Pode ser: Tangível: recursos naturais; objeto de arrendamento mercantil; imobilização em andamento. Intangível: