Contabilidade
Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade!
Desta forma faz se necessário que o indivíduo conduza o seu comportamento de acordo com normas que julgar mais apropriadas ou mais dignas de ser cumprida. Estas normas precisam ser aceitas intimamente e reconhecidas como obrigatórias. Agindo assim moralmente.
FILOSOFIA MORAL: Estabelece uma reflexão acerca dos valores.:
* CERTO e ERRADO
VALOR
* JUSTO e INJUSTO * MORAL e IMORAL
=
SENTIMENTO
Quem define o VALOR MORAL dos nossos ATOS?
NATURAL SENSO COMUM
IGREJA FAMÍLIA
Natural: O termo natural ou por natureza designa que algo é determinado, e que não se altera por fruto do hábito
Senso Comum: É um saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. A opinião da coletividade
Religião: os preceitos éticos e morais não são determinados pela religiosidade, mas ela influência da construção dos valores sociais
ALGUNS CUIDADOS:
Moral: é sistema regulador da vida coletiva por meio de mores, isto é, dos costumes e dos valores de uma sociedade, numa época determinada. A moralidade é uma totalidade formada pelas instituições (família, religião, artes, técnicas, ciências, relações de trabalho, organização política, etc.), que obedecem, todas, aos mesmos valores e aos mesmos costumes, educando os indivíduos para interiorizarem a vontade objetiva de sua sociedade e de sua cultura.
Ex.: Por que mentir é imoral?
Porque o mentiroso transgride as máximas morais. Ao mentir, não respeita em sua pessoa e na do outro a humanidade (consciência, racionalidade e liberdade), pratica uma violência escondendo de um outro ser humano uma informação verdadeira e, por meio do engano, usa a boa-fé do outro.
Fund. Histórica
P. Clássico
Local: Grécia – 600 a 322 a.C Contexto: Atenas berço da DEMOCRACIA
- Pólis: Ser CIDADÃO + VIRTUOSO
- Virtuoso = Mediania (Aristóteles) - Honra