Contabilidade
Introdução 2 Objectivos 3 Economia 3 Estado 3 Elementos constituintes do Estado 3 Função 3 Legislativa – elaboração das leis; 4 Funções do Estado (classificação moderna) 4 Orçamento 5 Elaboração do Orçamento 6 Lei do Orçamento 6 A proposta de Orçamento 6 Função do Estado 6 Conclusão 7 Bibliografia 8
Introdução
A Economia antes de 1930, era desprovida da participação do Estado, no que se refere à alocação dos recursos econômicos necessários para a geração da produção nacional, e desenvolvimento das instituições econômicas do país. O sistema econômico era dominado pelas leis de mercado, quer dizer, as forças competitivas da economia se encarregavam de fazer os ajustamentos necessários a qualquer desequilíbrio, que por ventura acontecesse internamente. Os estudos econômicos da época eram direcionados para uma compreensão sobre os preços relativos, no que diz respeito aos preços das coisas envolvidas, e dos fatores participativos do processo produtivo, tais como trabalho, capital e terra. Os preços relativos também compreendiam os dos produtos substitutos, dos complementares, assim como, de mercadorias que não tinham nada a ver, mas influenciavam na estrutura de preços domésticos.
Objectivos
O objectivo desse estudo é observar como o tipo de arranjo familiar e a posição da mulher na família influenciam sua inserção no mercado de trabalho.
Economia
A Economia, ou actividade económica, consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei) ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administração da casa".
É também a ciência social que estuda a actividade económica, através do desenvolvimento da teoria económica, e que tem na administração a sua aplicação.
Estado
Segundo o Dicionário Houaiss designa "conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com