Contabilidade
Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais
Curso de Ciências Contábeis
VIOLÊNCIA
Allan Viana Pinto
Luciene Silveira Brito
Marcelo dos Reis Soares
Belo Horizonte 2008 Allan Viana Pinto Luciene Silveira Brito Marcelo dos Reis Soares
VIOLÊNCIA
Trabalho apresentado à disciplina de Ensino Religioso II do curso de Ciências Contábeis do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professora: Anete
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
1 CONCEITO 3
2 TIPOS DE VIOLÊNCIA 4 2.1 VIOLÊNCIA POLICIAL 4 2.2 VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO 7 2.3 HOMICIDIOS 9 2.4 VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA 9
3 REFERÊNCIAS NÃO VIOLENTAS 10
4 A CULTURA DA PAZ 11
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRFIAS 14
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo abordar a violência, um assunto sério e que deve ter um tratamento especial, pelo fato de hoje a maioria das pessoas acharem que ela seja a solução de seus problemas. Há várias formas de violência predominante no mundo, seja ela, provenientes de assaltos, sequestros, violência doméstica, violência familiar, violência no trânsito, violência contra mulher. Estes tipos de violência estão ligados a diversos tipos de causas que leva o Homem ao ato de violência. Estas causas estão ligadas ao desrespeito, prepotência, a crises de raiva, fracassos, etc. Para se buscar a paz, a não-violência é necessário o respeito pela vida, o respeito pleno e a promoção de todos os direitos humanos. Será abordado vários aspectos sobre os tipos de violência presentes em nosso cotidiano, como a violência policial, a violência racial, a violência no trânsito, a violência interpessoal, homicídios, agressões e a violência religiosa.
1 CONCEITO
Violência é um comportamento humano que vise ou possa causar dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. É o ato