Contabilidade
Conjunto de bens, direitos e deveres, de uma pessoa física ou jurídica, que possam ser avaliados economicamente. É composto de elementos positivos, bens e direitos – Ativos –, e negativos, as obrigações – Passivos. Mesmo que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe. O contabilista estuda, controla, expõe e analisa o patrimônio, com o intuito de poder afirmar a situação patrimonial em determinado momento, as variações ocorridas e as operações que modificaram o patrimônio. Ao verificar os elementos que compõe o patrimônio, o contabilista estará fazendo uma consideração do ponto de vista estático, por outro lado, verificando as modificações ocorridas, em razão das atividades realizadas, estará considerando-o do ponto de vista dinâmico.
BENS
São todos os objetos materiais e imateriais que podem ser avaliados em dinheiro e integram o patrimônio de uma pessoa. São divididos em:
• Corpóreos: quem possuem existência física também denominados de bens materiais
• Incorpóreos: não existem fisicamente e podem ser reconhecidos como moeda, são também denominados de imateriais ou intangíveis
Transferência dos bens
Depende da sua classificação, no caso dos bens materiais ela se concretiza a partir do seu recebimento pelo novo proprietário, mesmo que o pagamento não tenha sido concluído por completo. Bens imateriais dependem do registro do documento de aquisição do bem (escritura de compra e venda ou doação) no Registro de Imóveis.
DIREITOS
Representam créditos, que são valores a receber ou a recuperar nas transações com terceiros e que são comprovados por meio de títulos e documentos.
Nota Fiscal – é um documento que comprova a existência do Direito além de ser uma exigência da legislação tributária, cujo não cumprimento acarretará na apreensão das mercadorias e multa.
Fatura – é um documento emitido para comprovação dos direitos a serem recebidos numa transação a